Com palestra de Paulo Hartung, Governo do Paraná retoma Ciclo de Encontros com especialistas 02/04/2024 - 19:14

O Governo do Estado retomou nesta terça-feira, 02, o Ciclo de Encontros com especialistas para debater temas de relevância no cenário nacional. O ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung, apresentou a representantes de diversas Secretarias de Estado os desafios e oportunidades do Brasil nos próximos anos dentro do atual contexto mundial.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu o encontro e destacou que a ideia é reunir especialistas periodicamente para apresentar à equipe de governo assuntos relacionados à gestão pública. No ano passado a primeira edição foi com Paulo Herrmann, um dos grandes especialistas do agronegócio no mundo. “Paulo Hartung é uma grande referência para mim na política, fez um grande trabalho à frente do Governo do Espírito Santo, além de ser um nome importante na iniciativa privada”, afirmou.

“Encontros como este, com grandes especialistas brasileiros, contribuem com a formação da nossa equipe, para continuarmos alinhados na busca de soluções para o Estado”, destacou o governador. “Tudo isso ajuda a consolidar o bom momento do Paraná. Fomos o Estado com o maior crescimento da atividade econômica no ano passado, nosso PIB avançou 5,8% em 2023 e, em fevereiro, criamos mais de 33 mil empregos no Estado, o melhor resultado dos últimos três anos”.

Hatung também citou os bons resultados do Paraná e destacou que o bom desempenho é fruto do trabalho de uma equipe alinhada. “Nós brasileiros estamos assistindo a boa condução que está sendo executada pelo Governo do Paraná. O Estado adquiriu uma posição de destaque na educação pública, estamos vendo a evolução da área fiscal e no desenvolvimento econômico. É impressionante o que o Paraná está vivendo nesses últimos anos em termos de crescimento econômico, é um diferencial no País”, disse.

“Esse sistema de reunir a equipe do governo para conversar com pessoas diversas é algo muito positivo, porque traz um conjunto de reflexões e de ideias que acabam sendo úteis para o trabalho da equipe”, salientou o palestrante. “Pensar do ponto de vista estratégico sobre as questões do Estado, do Brasil e do mundo, olhar o que está acontecendo e as oportunidades e desafios que se apresentam é uma coisa importante”.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES – Com o tema “Brasil, Desafios e Oportunidades”, Paulo Hatung apresentou um panorama do mundo no pós-pandemia, mostrando como o Brasil pode se posicionar perante os desafios que vieram à luz desde então. “A pandemia mostrou desorganização das cadeias de suprimento do mundo, que mesmo com a globalização, deixou faltar coisas básicas. Depois dela veio uma inflação mundial, alta de juros e um conflito crescente pela disputa de hegemonia mundial”, disse.

Hatung destacou que, mesmo com esses desafios, o Brasil tem conseguido avançar nas reformas econômicas, tem apresentado crescimento na economia nos anos pós-pandêmicos e reúne uma série de ativos que podem tornar o País um referencial em áreas como sustentabilidade e transição energética.

“Estamos com a maior oportunidade da história econômica em cima da mesa. O mundo discute sobre as mudanças climáticas, um dos grandes temas do nosso tempo, e nós temos como ativo a maior floresta tropical do mundo, que concentra grande parte da biodiversidade do planeta. Também temos um grande potencial para sermos o provedor de energia limpa para o mundo, da mesma forma como já somos um dos grandes provedores de alimentos”, salientou Hartung.

“O que precisamos é combinar técnica com a política, e não falta gente capacitada e qualificada no Brasil. Tenho visto nascer boas lideranças no País”, ressaltou. “Também precisamos de bons marcos regulatórios, para dar segurança jurídica para atrair investimentos e tornar o País competitivo no cenário internacional”.

PALESTRANTE – Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor Honoris Causa da Universidade de Vila Velha e Doutor Honoris Causa da UFES, Paulo Hatung governou o Espírito Santo por três mandatos. Também foi senador, deputado federal, deputado estadual e prefeito de Vitória.

Atualmente, fora da política, ele comanda a Ibá, Associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais. É também membro dos Conselhos do RenovaBR, Cebri e do Instituto de Estudo para Política da Saúde (IEPS), além do Conselho Administrativo da Vale. Hartung também atua voluntariamente na formação de novas lideranças e realiza palestras sobre gestão pública em todo o País.

PRESENÇAS – Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Cleber Mata (Comunicação), Eduardo Pimentel (Cidades), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Beto Preto (Saúde), Luciana Casagrande (Cultura), Guto Silva (Planejamento), Marcio Nunes (Turismo), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Roni Miranda (Educação), Elisandro Frigo (Administração e Previdência); o chefe de Gabinete do Governador, Darlan Scalco; os diretores-presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Sanepar, Cláudio Stabile; da Cohapar, Jorge Lange; do Ipardes, Jorge Callado; da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; da Ferroeste, André Gonçalves; do Tecpar, Celso Kloss; o diretor-financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; e a controladora-geral do Estado, Luciana Carla Azevedo.

(C/ AEN)

 

Últimas Notícias