Com apoio do Estado, Cascavel inaugura Novo Hub de Inovação em Antigo Terminal 26/03/2024 - 13:50

Cascavel, na região Oeste, ganhou um novo Centro de Inovação e Tecnologia. Na noite desta segunda-feira, 25, foi inaugurada a Estação de Inovação Hub One, local destinado para o desenvolvimento do empreendedorismo da Região e Novas Tecnologias. Com apoio do Estado, o espaço foi construído no antigo Terminal de Transbordo Oeste, na Avenida Brasil, e conta com uma área de 2.360 metros quadrados.

O Hub One, idealizado pela Fundação Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), entidade pública criada pela Prefeitura de Cascavel, foi construído de forma 100% sustentável, usando contêineres, e inclui uma estação de captação de água da chuva para reaproveitamento e geração de energia solar.

O centro conta com sala de ideação, espaço coworking para trabalho compartilhado, aceleradoras e incubadoras de startups, agência de inteligência e fomento, arena multiúso para reuniões e eventos e showroom tecnológico à disposição de empresas, além de um ambiente para criação de conteúdos digitais, com estúdio audiovisual e de podcasts.

Ao todo foram investidos R$ 5,63 milhões na construção do Centro de Inovação, financiado pelo Governo do Paraná, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha operacionalizada em parceria pela Fomento Paraná e Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (SECID).

Por meio da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, o Estado também investiu R$ 1,5 milhão no espaço de coworking público que fará parte do novo complexo de inovação do município de Cascavel. Além de Cascavel, outros nove municípios estão recebendo investimentos similares, totalizando R$ 15 milhões. São eles: Maringá, Guarapuava, Umuarama, Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina e Paranaguá.

Segundo o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, o novo Hub de Inovação de Cascavel terá um papel fundamental no fortalecimento do ecossistema da região. “Cascavel é um dos polos de tecnologia do Paraná. Espaços como esse que estamos inaugurando são muito importantes para fomentar e democratizar a inovação. Os centros de inovação auxiliam as empresas locais, alavancam o setor produtivo e ajudam na qualificação da mão de obra”, afirma.

Para o prefeito Leonardo Paranhos, o espaço é uma amostra da criatividade e do empenho em promover a inovação dentro do município, visando a melhoria da qualidade de vida da população. “Transformamos um antigo espaço de terminal em um espaço de tecnologia para as startups, para nossos programas de inovação. O Hub One também será sede da nossa agência de inovação. Esse centro é um marco na história de Cascavel”, complementa.

O espaço também irá abrigar o Progeti, programa de transformação social do município de Cascavel que fornece cursos de programação, inovação, games, impressão 3D, entre outros, para jovens de 7 a 23, buscando encaminhá-los para o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, afirma que o objetivo do Novo Hub é apoiar a criação de negócios inovadores. “Nossa missão é conectar pessoas, empresas e o governo, além de transformar ambientes físicos e digitais em contextos de inovação que forneçam todas as ferramentas para o desenvolvimento de empreendedores e seus negócios”, complementou.

(C/ AEN)