COHAPAR entrega 30 casas e 45 Escrituras Públicas para famílias de Primeiro de Maio 20/04/2024 - 13:05

A tarde desta sexta-feira, 19, foi um marco para dezenas de famílias do Município de Primeiro de Maio, Região Norte do Estado. A COHAPAR, vinculada à Secretaria das Cidades (SECID), entregou as chaves das 30 residências do Jardim Geraldo Fernandes de Almeida aos novos moradores. No evento, também foram entregues 45 Escrituras Públicas aos titulares de imóveis financiados e quitados pela Companhia.

A obra, cujo investimento total superou a ordem de R$ 4,4 milhões, é fruto da parceria entre a COHAPAR, a Prefeitura de Primeiro de Maio e a construtora H3 Empreendimentos Imobiliários. Dentre os beneficiários do residencial, 29 deles receberam R$ 15 mil de subsídio cada, através do Programa Casa Fácil Paraná, para ajudar no custeio do valor de entrada dos imóveis.

Além do recurso estadual, destinado a famílias com renda de até três salários mínimos, os contemplados puderam usufruir de descontos variáveis por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, e tiveram a possibilidade de utilizar o FGTS para abater o saldo devedor. Já a Contrapartida Municipal garantiu a doação do terreno para a construção do empreendimento.

As casas possuem padrões arquitetônicos com metragens de 44,82m² e 47,82m² e foram construídas em lotes que permitem ampliações futuras. O financiamento, realizado junto à Caixa Econômica Federal, pode ser feito em até 360 meses e as prestações variam de R$ 363 a R$ 1032, custo mais acessível que a média do valor do aluguel no Município.

Além do empreendimento, a COHAPAR também emitiu e entregou as Escrituras Públicas dos imóveis de 45 famílias residentes em conjuntos financiados e quitados pela Companhia. A regularização fundiária faz parte da modalidade de Escrituração Direta, do Programa Casa Fácil, a qual oferece aos titulares e ocupantes, com posse devidamente comprovada, a oportunidade de escriturar a propriedade por um preço reduzido. A iniciativa prevê também descontos em taxas e custas cartorárias no momento do registro e, graças à articulação junto a Prefeitura, os mutuários puderam contar com a isenção da cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

FELICIDADE - Para a professora Maria Alencarina de Alencar Marques, 43 anos, e a filha Laura, que há anos esperavam por essa oportunidade, o momento é uma felicidade sem explicação. “Morávamos com minha mãe, em um imóvel de três cômodos. E, se não fosse essa ajuda do Governo, não teríamos conseguido conquistar esse lar. Quando a Laura entrou na casa, ela deitou no chão do quartinho e chorou emocionada, pois nunca tinha tido seu espacinho. E agora estamos aqui, com a chave do nosso sonho”, comemorou.

Já o aposentado, Antonio José de Souza, 61 anos, beneficiário da Escrituração Direta da COHAPAR, demonstrou gratidão pelo Programa e destacou o sentimento de segurança por ter a documentação do imóvel em seu nome. “Com a escritura agora temos a garantia que a casa é nossa. E espero viver muitos anos nela ainda”, finalizou ele.

O deputado estadual Luiz Carlos Romanelli, presente na cerimônia, destacou a importância da união de esforços entre os Governos Federal, Estadual e Municipal para viabilizar os projetos habitacionais em favor da população. “Para uma família se constituir, as primeiras coisas que ela precisa são emprego e moradia. E, graças a ajuda do Estado, podemos entregar essas moradias hoje”, disse.

A prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, reforçou que os Poderes Públicos devem administrar como um todo, mas que é fundamental ter um olhar diferenciado àqueles que mais necessitam. “Trabalhamos muito para ajudar a realizar o sonho de tantas pessoas, que é conquistar a casa própria e também entregar as escrituras de imóveis das famílias de Primeiro de Maio. Para mim, é uma alegria imensa e me emociono muito por estar aqui hoje”, declarou ela.

PRESENÇAS - O evento também contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal; do coordenador da COHAPAR de Londrina, Michael Faleiros, e equipe técnica do Escritório Regional; representantes da H3 Empreendimentos; vereadores do Município de Primeiro de Maio e demais lideranças locais.

(C/ AEN)