Barracões Industriais criam oportunidades, empregos e renda 29/04/2021 - 15:10

Desde janeiro de 2019, os municípios do Paraná ganharam 48 novos Barracões Industriais, com recursos do Tesouro do Estado ou Operações de Crédito, liberados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e operação do Serviço Social Autônomo Paranacidade. No mesmo período também foram realizadas 26 ações para equipar essas unidades e outras para a construção de dois Barracões Comerciais. De acordo com o secretário da Pasta, João Carlos Ortega, “o incentivo à produção e ao comércio cria um ciclo virtuoso nas economias locais, com a geração de oportunidades, empregos e renda à população. Isso resulta em aumento do consumo e na geração de mais impostos que serão revertidos em novas iniciativas em benefício dos mesmos cidadãos”.

O segmento recebeu mais de R$ 21,5 milhões em recursos para concluir as 76 ações. Um dos exemplos vem do Município de Virmond, onde foi construído um Barracão Industrial e, em seguida, implementadas 14 ações para equipar a unidade com máquinas para confecções. Apenas para esse Município foram destinados mais de R$ 44 mil.

MAIORES POSSIBILIDADES - Ortega destaca que “a implantação de um Barracão Industrial abre novos leques de possibilidades, principalmente aos Municípios menores. Quantos exemplos temos no Paraná de cidades que começaram com uma pequena fábrica e hoje são conhecidas como Capitais Nacionais na produção de um determinado item. Um segmento produtivo pode acabar incorporado por grande parte da economia local, com benefícios para muitas famílias”, enfatiza.

Foram beneficiados, ainda, os Municípios de Boa Ventura de São Roque, Califórnia, Capanema, Coronel Domingos Soares, Flor da Serra do Sul, Godoy Moreira, Guaraniaçu, Guarapuava, Ibaiti, Iguatu, Inácio Martins, Indianópolis, Ivaté, Lobato, Mangueirinha, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Palmas, Palmital, Pinhal de São Bento, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Inês, Santa Izabel do Oeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sertaneja e Teixeira Soares.