Asfalto Novo, Vida Nova: governo libera mais R$ 20,8 milhões para cinco Municípios 08/08/2023 - 12:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira, 08, os contratos para a liberação de mais de R$ 20,8 milhões do Programa Asfalto Novo, Vida Nova para os Municípios de Francisco Alves, Rio Bom, São Pedro do Paraná, Iguatu e Diamante do Sul. Os recursos serão usados para que as Cidades consigam pavimentar todas as Ruas, implantar calçamento e instalar iluminação em LED em toda a área urbana dos Municípios.

Lançado em abril, o Programa Asfalto Novo, Vida Nova é uma parceria entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e as Prefeituras, e vai destinar, ao todo, R$ 500 milhões a 160 Municípios com até 7 mil habitantes. Esta é a primeira fase do Programa, executado pela Secretaria de Estado das Cidades (SECID). A meta é atender, até 2025, 100% das Cidades paranaenses com até 25 mil habitantes.

"Nós estamos asfaltando 100% dos Municípios de até 7 mil habitantes, com calçada, pavimentação, mais iluminação de LED, com galerias pluviais. É um pacote completo. É o maior programa de pavimentação do Brasil", enfatizou o governador Ratinho Junior.

"Esta é uma ação que melhora a qualidade de vida do cidadão paranaense com asfalto de qualidade, galerias d’água que ajudam a evitar alagamentos e também aumentam a durabilidade do asfalto, calçadas, com acessibilidade para pessoa com deficiência, para a pessoa idosa, para as crianças e ainda a troca da Iluminação Pública por lâmpadas de LED. Então é uma grande ação que melhora a qualidade de vida nos Municípios e fortalece o Paraná como um dos melhores IDHs do País”, assegurou o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

FRANCISCO ALVES – Com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado e contrapartida de R$ 147 mil do Município, Francisco Alves, no Noroeste do Paraná, usará os recursos para completar a pavimentação da Cidade, principalmente no Distrito de Rio Bonito.

“São áreas mais periféricas, que nem sempre conseguem receber investimentos. Então, é uma ação que vai mudar a vida das pessoas que moram neste Distrito, porque ele será finalmente integrado ao restante da Cidade”, comemorou a prefeita Milena Silva Rosa.

DIAMANTE DO SUL – A Cidade de Diamante do Sul, na Região Centro-Sul do Estado, será contemplada com R$ 4,8 milhões para finalização da pavimentação asfáltica da cidade, principalmente nas Regiões mais distantes do Centro do Município. Diamante do Sul, que não tinha iluminação em LED, vai trocar todo o Sistema da cidade. A Contrapartida Municipal será de R$ 153 mil.

“Estes investimentos são muito significativos para os Municípios pequenos. O asfaltamento traz inclusão para as pessoas. Então, estas obras vão trazer qualidade de vida às pessoas”, afirmou o prefeito Darci Tirelli.

RIO BOM – Os cerca de 3 mil habitantes do Município de Rio Bom, no Vale do Ivaí, vão ser atendidos com o primeiro lote de investimentos, no valor de R$ 2 milhões, ainda em agosto. Outros R$ 3 milhões devem completar os investimentos em pavimentação, calçamento e iluminação no Município. “O primeiro lote vai contemplar 12 Ruas da Cidade, que ainda não têm pavimentação. A Cidade está ficando mais bonita e a autoestima das pessoas vai melhorar”, afirmou o prefeito Moisés Andrade.

IGUATU – Na Região Oeste do Paraná, Iguatu usará os recursos do Governo do Estado para finalizar o asfaltamento da área urbana do Município. Com a finalização da obra, os 2,2 mil habitantes da Cidade terão pavimentação e iluminação em LED. “Todas as áreas laterais do Município receberão estas obras, que não seriam possíveis com recursos próprios”, assegurou o prefeito Vlademir Barella.

SÃO PEDRO DO PARANÁ – Com 2,2 mil moradores, São Pedro do Paraná, na Região Noroeste do Estado, também vai reformar todo o calçamento da cidade, com acessibilidade, além do asfaltamento das Ruas e da instalação de Iluminação Pública. As obras devem ser realizadas principalmente nas Regiões de dois conjuntos habitacionais que atualmente ainda não contam com este tipo de estrutura instalada. “Temos muito a agradecer ao Governo do Estado por este repasse”, afirmou a prefeita Neila Fernandes.

PRESENÇAS – Acompanharam o evento de liberações o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes; e os deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Junior, Gugu Bueno, Luiz Claudio Romanelli, Marcel Micheletto e Soldado Adriano José.