Arquiteto do Paranacidade visita na Suécia altos prédios construídos só em madeira 22/03/2024 - 16:39

Um edifício com 72,8 metros de altura, totalmente erguido em madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada colada (MLC), na cidade de Skelleftea, na Suécia, será um dos muitos trabalhos a serem visitados pelo analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (SECID), arquiteto David Pierin, no próximo mês.

A obra, realizada pelo escritório White Arkitekter, fica no Centro Sara Kulturhus. Pierin é um dos profissionais convidados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), responsável pelo Projeto de Vigilância Tecnológica, com estudos, pesquisas e missões institucionais para a promoção da cadeia  madeireira paranaense destinada à construção civil.

Essa próxima missão será de 6 a 14 de abril próximo. As visitas técnicas estão agendadas para as Cidades de Skelllleftea, Estocolmo e Viena.

AGREGAR VALORES - Em 08 e 09 de abril a comitiva visitará o Hotel Wood, um edifício de 20 andares, todo em madeira, inclusive com fosso de elevadores e escadas de incêndio. Ainda, haverá uma visita guiada ao Sara Cultural Center que possui repositório de usos de madeira.

A agenda inclui também visitas técnicas à Universidade de Tecnologia Lulea, com Campus voltado ao desenvolvimento do uso de madeira na construção civil; ao Centro de Energia AEC, que faz pesquisa de transição energética ; e, ainda, à Escola Moröbacke, com o acompanhamento do diretor de sustentabilidade do Município. As visitas desse dia 9 terminam na Embaixada Brasileira.

O planejamento inovador, com vistas à sustentabilidade e utilização da madeira na arquitetura, será focado no dia 10, com visitas técnicas ao Bairro de Vallestaden, na Cidade de Linkopen.

SÓ RECICLADOS - Nessa Cidade, os visitantes irão à Central de Reciclagem e ao ReTuna Aoterbruksgalleria, o primeiro Centro Comercial do mundo que trabalha exclusivamente com produtos com origem em reciclagem.

No fim desse dia, está programada uma visita ao Museu Vasa, o mais visitado dos Países Escandinavos.

Em 11 de abril, em Estocolmo, será visitado o Trikafabriken, com apresentações sobre a política sueca, conhecida como “Timber on Top”. Está programada também uma visita ao Cederhusen, um empreendimento residencial todo construído em madeira.

Nos dias 12 e 13 , a comitiva ficará hospedada no Hotel Hoho Wien, com 24 andares todo construído em madeira. As visitas ainda incluem conhecer a Central de Tratamento de Resíduos Spittelau, que gera energia elétrica oriunda de resíduos urbanos da Regão.

Mais, ainda, conhecer o Bairro de Sonnwendviertel, em construções de madeira, assim como o Seestadt Aspern, Bairro de Viena para habitação social, todo em madeira. Mais os empreendimentos KarlMarx-Hof e Alt Erlaa, para habitação social.

A comitiva retorna ao Brasil no dia 13 de abril, sábado.

MATERIAL VERSÁTIL – Para o arquiteto David Pierin, a madeira é o material mais versátil da construção civil. “O desenvolvimento tecnológico recente tem permitido novos usos de forma mais sustentável, seja na construção a seco, industrializada ou, inclusive, em edificações de vários pavimentos. A missão internacional nos permitirá um contato direto com edificações em países que têm avançado nesse sentido, em especial em relação às normas técnicas e processos de projeto. Esperamos trazer essa experiência, não apenas em benefício das cidades paranaenses, mas também como fomento a toda a Cadeia da Indústria Madeireira de nosso Estado. A madeira não apenas tem esse papel, como material do presente, ela acompanha, historicamente, a tradição da arquitetura paranaense”, enfatiza Pierin.