Araucária recebe R$ 4,58 milhões para pavimentar três Ruas do Bairro Capela Velha 20/06/2023 - 10:21

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (SECID), liberou nesta segunda-feira, 19, R$ 4,58 milhões pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) para a pavimentação de Ruas do Jardim Califórnia, no Bairro Capela Velha, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O edital de homologação, encaminhado à Prefeitura, garante o início imediato das obras de pavimentação de 16.081,47 metros quadrados em trechos de 10 Ruas: Tesoureiro, Jaburu, Tiriva, Olinto Lemos, Bico-de-Lacre, Arara, Peru, Ema, Pelicano e Domingos Martins Belo.

“A determinação do Governo do Estado é para atender às populações de todos os Municípios, grandes ou pequenos. E nas cidades maiores, como é o caso de Araucária, fazer a infraestrutura urbana de qualidade chegar aos Bairros é promover a mudança na vida das pessoas que lá vivem”, afirmou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

A implantação do asfalto será executada após serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio fio e sarjeta, além de serviços de urbanização, colocação de sinalização de trânsito, rede de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública.

As ações da Secretaria das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Araucária, já garantiram diversas melhorias para a população desde janeiro de 2019, com recursos do Programa de Transferência Voluntária da SECID, com Contrapartida Municipal, ou via SFM.

Estão em andamento, além do edital entregue nesta segunda-feira e das ações já concluídas, oito projetos, sendo três deles para a pavimentação de estradas vicinais, todos em execução: R$ 2,98 milhões, por meio do SFM, no Bairro Campina das Pedras; R$ 6,17 milhões, por Transferência Voluntária, para asfaltar a Rua Maria Luiza Freitas, e R$ 4 milhões, também a fundo perdido, para um trecho da Avenida Independência.

Para a pavimentação de Vias urbanas, foram liberados R$ 3,98 milhões, pelo SFM, que viabilizam benefícios a diversas Ruas do Conjunto Moradias Iguatemi, no Bairro Boqueirão; e R$ 8 milhões, a fundo perdido, já contratado, para a pavimentação de 2.751,33 metros lineares da Rua José Fermino Machado, entre a Estrada do Tietê e a Divisa com o Município de Fazenda Rio Grande.

O setor da educação também foi beneficiado com R$ 5 milhões, pelo SFM, para a construção do CMEI Professora Maria de Lourdes da Silva Chagas, e R$ 7,36 milhões, também pelo SFM, para a obra da Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano, com área total de 2.537,96 metros quadrados, no Bairro Passaúna, em execução.