Ações da SEDU são permeadas pela atenção à mulher 08/03/2022 - 16:17

Quando há a construção de uma Escola, de um Posto de Saúde, de um Centro de Assistência ao Idoso, a pavimentação de uma Rua, a construção de uma Praça ou a implantação de um Parque pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), o Governo do Paraná mostra o que faz, na prática, para oferecer melhor qualidade de vida às mulheres do Estado. “A política de apoio às mulheres é permanente no Governo de Ratinho Junior. É o reconhecimento da importância de cada uma na família, no mercado de trabalho e na construção de um mundo com mais delicadeza, solidariedade e equilíbrio”, afirma o secretário Augustinho Zucchi.

De acordo com Zucchi, a implantação de uma Escola Municipal revela a preocupação com a promoção da igualdade entre mulheres e homens, por oferecer as mesmas oportunidades a ambos, via educação de qualidade. “Desde pequenas, as crianças, que aprendem que todos têm os mesmos direitos e deveres, reconhecem o valor da mulher e a sua importância para a sociedade”, assegura.

Para Zucchi, o mesmo critério vale para todas as ações de apoio ao Desenvolvimento Urbano aprovadas na SEDU para os Municípios. Desde janeiro de 2019, a Secretaria operou 3.910 ações, que colocaram à disposição das Prefeituras R$ 2,4 bilhões para a realização de obras e aquisição de equipamentos e máquinas. “Isso representa que, as mulheres em todos os Municípios, ao receberem a pavimentação em frente à sua residência, terão mais conforto e segurança para as suas filhas e filhos. E nada deixa uma mulher mais feliz do que ver as pessoas, que ela mais ama, em segurança”, argumenta.

IDOSOS – O amparo a quem já contribuiu com a sociedade e está no período da aposentadoria é outra linha de ação, dentro do mesmo raciocínio. Os Condomínios para Idosos, criados e em implantação pelo Governo do Paraná, via COHAPAR, vinculada à SEDU, estão alinhados com os princípios do governador Ratinho Junior que colocam o ser humano em primeiro lugar. “A mulher tem múltiplas responsabilidades, nas suas casas, nas suas famílias, no trabalho. Ter seus idosos em segurança e bem atendidos é um fator de tranquilidade para todos”, considera.

A abrangência do trabalho da SEDU alcança a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, a promoção da igualdade em oportunidades profissionais, a segurança pública, a qualidade dos serviços públicos, entre tantos outros benefícios sociais. “É evidente que a mulher recebe um olhar especial no momento de decidir por uma ou outra ação. Pela sua importância não poderia ser diferente”, destaca Zucchi.