PARTICIPAÇÃO POPULAR MARCA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA RMC

02/10/2023
A participação foi um destaque na primeira audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, PDUI. Realizada nesta quarta-feira, na Usina da Música em São José dos Pinhais, a audiência recebeu lideranças e moradores dos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, somando mais de 800 participantes, presencial e online. Por meio dos Centros de Apoio Municipais, os cidadãos puderam se manifestar e fazer sugestões em tempo real. Também houve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, onde a audiência pode ser conferida. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento de planejamento, elaborado com a participação dos cidadãos, que define diretrizes, projetos e ações para o desenvolvimento das regiões. Coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, o PDUI da Região Metropolitana de Curitiba é o maior deste tipo na história do Paraná e recebe do Governo do Estado um investimento de 7 milhões e 600 mil reais. A elaboração desse planejamento é uma exigência do Estatuto da Metrópole, que busca orientar o desenvolvimento sustentável das regiões metropolitanas. O PDUI - RMC é o quarto a ser realizado no Paraná. O processo de elaboração dos documentos destas regiões foi coordenado pela Secretaria das Cidades e Paranacidade. Nessa primeira audiência pública foi apresentado e discutido o Plano de Trabalho para elaboração do PDUI. O consórcio Urbetc Technum, vencedor do processo licitatório feito pela Amep, está à frente da elaboração do PDUI da RMC e a previsão é que o documento seja concluído em 18 meses. O PDUI ainda irá contar com outras cinco audiências públicas e diversas oficinas, reuniões e debates, quando a população e técnicos municipais poderão participar e aprofundar a discussão sobre os temas propostos e que irão resultar nas diretrizes para o futuro da região. (Repórter: Nathália Gonçalves)