PARANÁ APRESENTA POLÍTICAS BEM-SUCEDIDAS EM TODAS AS ÁREAS NO MAIOR EVENTO DE PREFEITOS DO SUL

25/03/2024
O Governo do Estado marcou presença no Encontro de Municípios Paranaenses, Emupar, promovido nesta semana pela Associação dos Municípios do Paraná. O evento reúne, em Curitiba, prefeitos de todo o Paraná e de outros 15 estados e debate temas de interesse dos municípios, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de órgãos estaduais em palestras sobre saúde, segurança pública, participação das mulheres na política e os desafios para o futuro das cidades. Na terça-feira, dia da abertura do evento, o dia for marcado pela presença e discurso de diversas figuras políticas do Estado. A secretária Leandre Dal Ponte apresentou o projeto Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, que percorre o Estado com o objetivo de fomentar o diálogo com as secretarias municipais. A primeira-dama aproveitou o tema e falou sobre a valorização da mulher e a participação feminina na política, ressaltando o orgulho das suas origens, da sua história e da importância do seu papel na família, na sociedade e na política. Com relação à segurança, o secretário Hudson Teixeira apresentou medidas que tem sido adotadas no Estado para o combate à violência contra a mulher. Para denunciar casos de violência contra a mulher a população pode utilizar os números 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil, 181 do Disque-Denúncia, e o Ligue 180, serviço da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas pela gestão nos últimos anos. Entre os principais destaques citados pelo secretário estão o programa Opera Paraná, destinado a acelerar a realização de cirurgias eletivas. O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, palestrou na noite de terça-feira sobre os desafios que as mudanças populacionais e a composição peculiar do Paraná traz para o planejamento e para o desenvolvimento de ações que tragam benefícios para a comunidade paranaense. O Emupar, que contou nesta quarta-feira com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, segue até a quinta-feira com a participação de representantes do Governo do Estado. O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, destacou a necessidade dessa união diante de pautas que representam o interesse comum. Com o tema “Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro”, o Emupar é o maior evento municipalista do Sul do Brasil e, além dos gestores dos 399 municípios paranaenses, conta também com a participação de outros 16 estados e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. (Repórter: Victor Luís)