GOVERNO DO ESTADO VIABILIZA INVESTIMENTOS PARA NOVA PRAÇA E REVITALIZAÇÃO DE FUNDO DE VALE, EM LONDRINA

01/06/2023
Londrina, na região Norte do Estado, vai destinar 5 milhões e 490 mil reais para melhorias em praça pública, com a implantação de equipamentos esportivos, e para a preservação de uma área de fundo de vale. O investimento foi viabilizado por parceria com o Estado, que repassa grande parte do montante por meio do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades. Os recursos foram autorizados na última semana, com a entrega dos Editais que permitem o início do processo de licitação para a execução das obras. O secretário da pasta, Eduardo Pimentel, afirma que o Estado tem a obrigação de investir tanto em grandes intervenções, como do transporte coletivo e integração regional, como em ações pontuais, a exemplo dessas obras em Londrina. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //

A preservação de fundo de vale traz diversos benefícios a comunidades urbanas, como melhorias nas condições de saúde dos moradores e a oferta de equipamentos de lazer e maior contato com a natureza. No Conjunto União da Vitória II, serão feitas intervenções em área total de 24 mil 650 metros quadrados. O projeto envolve urbanização de vias, o que significa a implantação de meio-fio de concreto, calçadas e rampa para acessibilidade; piso tátil direcional e de alerta de ladrilho hidráulico, ciclovia em concreto, pista de caminhada em concreto com totens, bancos e lixeiras, boca de lobo e canaleta de drenagem. Ao mesmo tempo, serão construídos uma pista de skate, um anfiteatro e quadra poliesportiva com arquibancada, alambrado, gramado, canaleta de captação de água, academia ao ar livre, alambrado de aço galvanizado e pilares de concreto. Vai haver, ainda, um portão para a horta comunitária em alambrado de aço galvanizado e postes de concreto. Exclusivamente para esse projeto, foram destinados 2 milhões e 690 mil reais, sendo um milhão e 350 mil reais do Tesouro do Estado e um milhão e 340 mil reais correspondente à contrapartida municipal. A revitalização da Praça da Rua Itajaí, no Bairro Tietê, será possível com o investimento de 2 milhões e 800 mil reais, dos um milhão e 300 mil reais por Transferência Voluntária da Secretaria e um milhão e 500 mil reais de contrapartida da prefeitura. O projeto inclui reforma de Capela Mortuária, construção de sanitários em container; implantação de academia ao ar livre, parque Infantil, quadra poliesportiva, quadra de bocha, quadra de tênis de praia, quadra de vôlei de areia, meia quadra de basquete, arquibancadas e ambientes de convivência e contemplação. Além destes dois projetos, que somam 5 milhões e 500 mil reais, a parceria entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Londrina garante a execução de 18 outras ações, com a liberação de 93 milhões e 440 mil reais pelo Programa de Transferência Voluntária, com contrapartidas do município e recursos pelo Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios. (Repórter: Nathália Gonçalves)