GOVERNO DO ESTADO LIBERA RECURSOS PARA OBRA EM JARDIM OLINDA, MENOR MUNICÍPIO DO PARANÁ

03/05/2023
O menor município do Paraná, Jardim Olinda, com 1.309 habitantes, está entre os beneficiados, nesta terça-feira, com ações de apoio ao desenvolvimento urbano do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades. O edital entregue à Prefeitura da região Noroeste autoriza o início do processo licitatório para a urbanização de praça, com o investimento de quase dois milhões de reais. Ao final do dia, as autorizações chegaram a mais de 10 milhões e beneficiaram também moradores de Londrina, Norte, e de Jundiaí do Sul, Norte Pioneiro. O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ressalta a atencão do Estado em investir em obras públicas. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //

Os recursos destinados a Jardim Olinda não precisarão ser devolvidos ao Governo do Estado, uma vez que foram liberados pelo Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades. A obra fará a urbanização de praça na sede do município em área de 3.760,10 m² e inclui os serviços preliminares e administração de obra; movimentação de terra, drenagem e águas pluviais; a implantação de fundações, estruturas, alvenarias e fechamentos; cobertura; esquadrias e acessórios; instalações elétricas e sistemas de proteção; instalações hidrossanitárias, para gás GLP e de prevenção de incêndios; revestimentos, pinturas e argamassas; pavimentação e equipamentos externos. Londrina, por sua vez, recebeu dois editais, ambos de Autorização para Licitação. O primeiro deles é para pavimentação asfáltica de 2.114,80 m² de vias urbanas, com os serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem e ensaios tecnológicos. A pavimentação será implantada na Rua Itajaí entre as ruas Araguaia e Rio da Prata, na Vila Nova, na Sede do Município. O segundo edital encaminhado à Prefeitura de Londrina é de pouco mais de seis milhões de reais, dos quais quase 3 milhões são do Programa de Transferência Voluntária e o restante são a contrapartida do município. Os recursos serão empregados na construção do Centro de Bem-Estar Animal. A unidade terá 745 m² de área construída, compostos por sala de recepção, sala de espera, sanitários, diretoria, administrativo, vestiários feminino e masculino, almoxarifado, área para descanso da equipe, sala dos técnicos, sala de reunião, gerência, espaço para banho e tosa; salas de vacina, consultórios, coletas, quarentenas, lavanderia, laboratório de parasitologia, sanitários dos funcionários, laboratório de entomologia e animais peçonhentos, laboratório de análise de água, solários, cozinha, depósito de ração, necropsia, canis, gatis, cochos, depósito de GLP, depósitos de resíduos comuns, contaminados, recicláveis e estacionamento. Os serviços de manutenção das ruas e estradas vicinais de Jundiaí do Sul ganharão em agilidade e qualidade com a aquisição de uma motoniveladora, última série, nova, zero hora e potência líquida no volante de 125 HP. A compra do equipamento, pela Prefeitura, foi autorizada pela Secretaria das Cidades, com a entrega de Edital de Licitação que prevê o investimento de quase um milhão e meio de reais, sendo um milhão por Transferência Voluntária e 480 mil em contrapartida municipal. (Repórter: Victor Luís)