FINANCIADA PELO ESTADO, OBRA DO CENTRO DE INOVAÇÃO DE CASCAVEL ENTRA NA RETA FINAL

05/03/2024
O Centro de Inovação e Tecnologia de Cascavel, na região Oeste, está com 95% da obra já executada, conforme a última medição realizada no final do ano passado. Com investimento total no valor de mais de cinco milhões de reais, a estimativa é que a conclusão aconteça nos próximos meses. O montante é financiado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema de Financiamento dos Municípios, linha operacionalizada em parceria pela Fomento Paraná e Paranacidade. Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades, destacou a parceria da pasta com os municípios. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, o Centro de Inovação será um marco na história da cidade. // SONORA LEONALDO PARANHOS //

Instalado no antigo Terminal de Transbordo Oeste, com uma área de 2.360 metros quadrados, ele vai funcionar como um local de desenvolvimento do empreendedorismo e novas tecnologias. Abrange espaços de trabalho compartilhados, laboratório de games, aceleradoras e incubadora de empresas, impressoras 3D, plotter, laboratórios de hardware e espaço multiuso para reuniões e pequenos eventos. Além da obra do Centro de Inovação e Tecnologia, Cascavel tem no momento em execução mais de 50 milhões de reais com recursos oriundos via Secretaria, através do Sistema de Financiamento dos Municípios ou por meio de Transferência Voluntária, quando não há necessidade do município devolver aos cofres do Estado. Via Sistema de Financiamento dos Municípios são mais de 15 milhões de reais para pavimentação em diversas vias no Distrito Juvinópolis, no Centro, e trechos da Rua Presidente Kennedy. Também para pavimentação, mas por Transferência Voluntária, são mais de nove milhões de reais de investimento em vias no bairro Pacaembu, São Cristóvão e no Centro. Há ainda um aporte por meio de Transferência Voluntária no valor de dez milhões para pavimentação da Estrada Vicinal Rio da Paz, com 90% da obra já concluída. Outros dois milhões e meio de reais foram liberados para aquisição de veículos e equipamentos rodoviários. Recentemente também foi assinada a liberação para início da reforma do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Cascavel, com aporte de 19 milhões via Transferência Voluntária. (Repórter: Victor Luís)