COM SUPORTE DA AMEP, CONTENDA TEM PLANO DIRETOR APROVADO COM READEQUAÇÃO DA ÁREA URBANA

30/10/2023
A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, anunciou, depois da conclusão bem-sucedida de todas as fases do processo, a aprovação integral do Plano Diretor do município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. A decisão final foi formalizada com a publicação no Diário Oficial do Estado da aprovação pelo CGM, Conselho Gestor dos Mananciais, entidade coordenada pela Amep. O prefeito Antonio Adamir Digner recebeu a documentação nesta quinta-feira e pode dar continuidade aos trâmites, enviando o Plano para apreciação pela Câmara de Vereadores. Entre as mudanças significativas estão a atualização do perímetro urbano, que agora inclui as áreas de Catanduvas do Sul e Vila São Pedro como partes integrantes da zona urbana. A instituição de divisão de bairros vai proporcionar uma organização mais clara e eficiente do território, facilitando o planejamento e a gestão municipal. Outro ponto relevante é a criação de novas Áreas de Zonas Especiais de Interesse Social. Além disso, o Plano Diretor traz medidas que flexibilizam a largura das vias em loteamentos de Interesse Social ou projetos de regularização fundiária. O documento também estabelece diretrizes claras relacionadas a loteamentos, condomínios e regularização fundiária, proporcionando um arcabouço legal para orientar o crescimento urbano de Contenda nos próximos anos. No decorrer deste mês, a Amep deu anuência não apenas ao Plano Diretor Municipal de Contenda, mas também aos de Colombo e Tijucas do Sul. Todos os Planos passam pelo CGM. O conselho é composto por 12 membros, incluindo, além da Amep, o IAT e a Sanepar, representação dos municípios, ONGs, comunidade acadêmica e entidades de classe. (Repórter: Gustavo Vaz)