COM RECURSOS DO ESTADO, GUAPOREMA CONSTRUIRÁ DOIS NOVOS BARRACÕES INDUSTRIAIS

25/10/2023
Guaporema, município de 2.191 habitantes, no Noroeste Paraná, terá dois novos barracões industriais com a liberação de dois milhões de reais pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. O recurso sai pelo Programa de Transferência Voluntária, quando não há necessidade de a prefeitura devolver o recurso. Com a emissão do Edital de Homologação emitido pela Secretaria das Cidades, a prefeitura poderá contratar a empresa vencedora da licitação e dar início à obra imediatamente. Os barracões serão construídos no Parque Industrial São Jorge e terão 1.000 metros quadrados de área construída cada um. Os projetos preveem a execução de movimentação de terra; implantação de drenagem de águas pluviais; fundações; estruturas; alvenaria, divisórias, muros e fechos; esquadrias, acessórios, vidros e espelhos; instalações elétricas e de telefonia, sistemas de proteção e de ventilação; instalações hidrossanitárias, de gás e de prevenção de incêndios; revestimentos, impermeabilizações, pinturas e argamassas; pavimentação e calçamento, paisagismo e equipamentos externos. Guaporema tem, ainda, outros três projetos viabilizados pelo Governo do Estado e aprovados pela Secretaria. Um deles garante a revitalização da Praça Antônio Barranco Garcia, com o investimento de mais de 400 mil reais para a construção de palco, reforma do banheiro e revitalização do parque infantil. As outras duas ações são viabilizadas pelo Programa Asfalto Novo Vida Nova, também via Secretaria e por Transferência Voluntária. Com a liberação de 300 mil reais, Guaporema poderá substituir as luminárias convencionais por LED em todo o sistema de iluminação pública. Ao mesmo tempo, o município recebeu cinco milhões de reais para aplicação em pavimentação asfáltica. O Asfalto Novo, Vida Nova garantiu, na sua primeira fase, os recursos necessários para as prefeituras das 160 cidades paranaenses de até 7 mil habitantes completarem a pavimentação em 100% das suas vias públicas e melhorarem a iluminação com luminárias mais econômicas e mais eficientes na totalidade das suas vias públicas. Nesse Programa, o Governo do Paraná já investiu mais de 500 milhões de reais, em parceria com a Assembleia Legislativa, em benefício de mais de 750 mil habitantes e prepara o lançamento da segunda fase com recursos para municípios de até 12 mil habitantes. (Repórter: Victor Luís)