COM APOIO DO ESTADO, MARINGÁ DÁ INÍCIO À TRANSFORMAÇÃO DO EIXO MONUMENTAL

06/12/2023
O projeto que irá revitalizar o Centro de Maringá, chamado de Eixo Monumental, com intervenções que vão da Praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória até o entorno da Vila Olímpica, começou a ser executado com o investimento de 48 milhões e 347 mil reais. Inicialmente, as obras serão focadas na Praça da Prefeitura para troca de todo o piso. Desse total, 20 milhões de reais foram liberados pelo Governo do Estado, via Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades, enquanto 28 milhões e 300 mil reais correspondem à contrapartida municipal. A obra objetiva melhorar a ocupação dos espaços públicos da cidade; fomentar o turismo e o comércio; incrementar o urbanismo e a convivência entre as pessoas. Estão previstas a reforma de ruas, calçadas, troca da iluminação e a instalação de uma série de equipamentos urbanos. Para o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, esse é mais um projeto que visa garantir qualidade de vida para toda a população. Com os valores autorizados, serão realizadas três das sete etapas do projeto, A, B e G: Praça da Catedral, Praça Deputado Renato Celidônio, a Praça da Prefeitura, e o entorno da Vila Olímpica. Somente nesta fase, a intervenção alcançará 103 mil 330 m², com demolições, retiradas e movimentação de terra, urbanização, implantação de sistema de drenagem pluvial, instalações hidráulicas, rede elétrica e de telecomunicações; sinalização viária, mobiliário urbano, quiosques, coberturas e paisagismo. (Repórter: Nathália Gonçalves)