Secid participa de podcast “Café com Licitação” da Escola de Gestão do Paraná 05/11/2025 - 16:21

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quarta-feira (5) do podcast “Café com Licitação”, produzido pela Escola de Gestão do Paraná, da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP). O episódio contou com o mediador Bráulio Cesco Fleury, procurador-chefe da Procuradoria Consultiva de Obras e Serviços de Engenharia, e teve como tema: “Paraná em Obras: o trabalho da Secid nas obras estaduais e no desenvolvimento dos municípios paranaenses”. Além do secretário, participaram também o diretor de Desenvolvimento e Integração (DDI-Secid), Marcos Junior Marini, e o assessor da Secid, Rafael Rauta Buiar.

Guto Silva falou sobre a importância de debater ações que possam trazer avanços, desenvolvimento urbano e infraestrutura ao Estado. Ele lembrou que, por meio da Secretaria das Cidades, as prefeituras recebem a ajuda do Estado para planejar obras, acessar recursos, intermediar financiamentos e garantir que os investimentos sejam aplicados de forma eficiente. Guto citou o Programa Asfalto Novo, Vida Nova como o maior projeto do Brasil de pavimentação urbana, alcançando mais de R$ 5 bilhões em investimentos nos municípios. De acordo com o secretário, o processo licitatório eficaz é fundamental para agilizar as ações nas cidades. “Nós estamos passando por uma mudança no processo licitatório, uma nova lei que traz inovações para deixar mais rápida, mais séria, mais ágil e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a transparência. Agora, a habilitação das empresas passa a ser feita antes da disputa de preços, o que reduz falhas e acelera processos. O problema é que, muitas vezes, a empresa que vencia a disputa pelo preço mais baixo não se mostrava apta a ser habilitada, forçando que a segunda colocada praticasse o valor vencedor, mais baixo, que é de grande importância para o gestor municipal e ao Estado”. Segundo Guto, isso torna o processo mais ágil e transparente. “A ideia é simplificar a vida dos prefeitos e dar mais velocidade às obras. O objetivo é que os investimentos cheguem mais rápido e que as cidades possam se desenvolver com qualidade”, completou.

O diretor Marcos Marini destacou a transparência na execução das obras públicas. “Na Secid existe um setor que atua diretamente com os municípios, apoiando e repassando todas as informações técnicas necessárias para que as prefeituras possam, dentro de um processo legal, inserir a documentação e agilizar um convênio com a máxima transparência necessária em todas as fases do projeto”.

Para o assessor da Secid, Rafael Buiar, o objetivo da secretaria é entregar obras públicas dentro de um processo transparente e ágil. “No âmbito do Governo do Estado, as obras de edificações públicas passam pela Secid, em que diversas secretarias apresentam demandas com indicações técnicas para contratações. Por meio da Secretaria das Cidades, é realizada a contratação da obra, garantindo a segurança jurídica e a entrega dentro do prazo, além da qualidade técnica”, afirmou Rafael.

De acordo com Bráulio Fleury, que foi o mediador do podcast, essa foi uma oportunidade de transmitir conhecimentos sobre um assunto de grande relevância aos gestores e à sociedade. “Nós tivemos a oportunidade de discutir as contratações públicas e convênios realizados entre Secid e municípios. A importância desse podcast é que dissemina esse conhecimento e as novidades que estão sendo implementadas na área de licitações com os servidores, gestores e cidadãos”.

O episódio do podcast “Café com Licitação”, pode ser conferido nas plataformas digitais do YouTube, Spotify e na plataforma da Escola de Gestão do Paraná ( www.ead.pr.gov.br ).