Ponto de Vista: “Vivemos um momento muito importante, com muitas obras por todo o Paraná”, afirma o secretário Guto Silva 19/07/2025 - 15:51
Neste sábado, 19, o secretário de Estado das Cidades (SECID), Guto Silva, foi entrevistado no Programa Ponto de Vista, transmitido pela Rádio T e apresentado por João Barbiero. Durante a entrevista, ele discorreu sobre o trabalho realizado na Secretaria.
Luiz Augusto Silva, também conhecido como Guto Silva, nasceu em Maringá e já atuou como deputado estadual por dois mandatos (2015 a 2022). Foi também empresário, professor universitário, Consultor Internacional de Negócios e Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná (2019 a 2022).
VOLUME DE OBRAS - O secretário pontuou que ele viaja por todo o Estado pelo trabalho que realiza na Secretaria. “O trabalho realizado possui um grande volume de obras. Ela é a antiga SEDU, que hoje é a Secretaria das Cidades”, explica. “Por meio dela, o contato é feito diretamente com os prefeitos, então todas as semanas conversamos com muitos prefeitos, que estão buscando investimentos (para seus municípios)”, explica.
Guto aponta que o momento do Paraná é muito bom e isso faz com que o Estado tenha condições de realizar esses investimentos nas Cidades. “Estamos percorrendo todo o Paraná, porque temos dinheiro no Caixa e ele está equilibrado. Temos obras em todas as Cidades do Estado”, ressalta.
PREPARAÇÃO PARA O ATUAL MOMENTO - Silva afirma que o Estado se preparou para viver esse momento pujante e de investimentos nos Municípios. “No primeiro mandato do governador Ratinho Júnior, uma séria de medidas importantes e duras foram tomadas. Isso possibilitou que o Paraná estivesse com o caixa em dia e possibilitasse a realização dessas obras. A gente sempre fala que o Estado é igual a unha, ou seja, se não apararmos todas as semanas, volta a crescer. Então é necessário ter uma gestão que possibilite esse trabalho que está sendo realizado”, destaca.
O secretário pontua que as obras movimentam o mercado de trabalho paranaense. “Vivemos um momento muito importante, com muitas obras, que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas, por todo o Paraná. Além disso, geram muitos empregos na área da construção civil. O Paraná tem sido essa locomotiva de geração de empregos no Brasil, também devido aos investimentos públicos que são possíveis de serem realizados”, enfatiza.
‘ASFALTO NOVO VIDA NOVA’ - Guto explica que o recurso é liberado em Curitiba e ele busca ‘rodar’ por todo o Estado para entender quais são as reais necessidades e fazer as obras. Eu gosto de colocar a botina na terra, pois não sou daquele tipo de secretário que fica apenas atrás da mesa. Após fazermos as negociações com os prefeitos, é importante acompanhar as obras e ver como estão evoluindo”, afirma.
O Programa ‘Asfalto Novo Vida Nova’ faz parte do Plano de Governo 2023-2026 do Governador Ratinho Júnior, com a destinação de recursos financeiros do Orçamento Estadual para a área de Infraestrutura e Mobilidade, especificamente a Requalificação Urbana e a Transformação das Cidades.
“Por meio desse Programa, estamos com obras em todo o Estado. Nos Campos Gerais, por exemplo, todos os Municípios serão 100% asfaltados. Na Região Noroeste do Estado está acontecendo exatamente a mesma coisa. Nós liberamos uma primeira leva de recursos para a realização do asfalto e, agora, iremos para um segundo trecho com o objetivo de asfaltar completamente as cidades”, enfatiza.
O secretário destaca a importância da Secretaria para os Municípios pequenos. “É importante lembrar que as Cidades pequenas, até 20 mil habitantes, não têm dinheiro suficiente em caixa para fazer uma obra de R$ 15 a 20 milhões. Então alguns Municípios têm apenas 30% do seu território asfaltado e isso já se prolonga há muito tempo. Esses investimentos, que estamos fazendo, têm possibilitado essas mudanças muito significativas nessas Cidades”, finaliza.
PONTO DE VISTA - Apresentado por João Barbiero, o Programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7 às 8 horas, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o Território Nacional através do site ou nas Regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.
(Foto: Letícia Carneiro / Divulgação)