Paraná apresenta modelo de governança em saneamento no Japão 10/10/2025 - 15:43

O Estado do Paraná participará do Benchmarking Internacional Saneamento Ambiental e Controle de Enchentes – Japão 2025, evento de alto nível promovido pela Lavoro Solutions, que reunirá lideranças e especialistas entre os dias 11 e 19 de outubro de 2025, no Japão.

A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná, representado pela secretária Marcia de Oliveira de Amorim, e o Paranacidade, representado pelo Analista de Desenvolvimento Municipal, Geraldo Luiz Farias, integram a comitiva brasileira, levando ao cenário internacional a experiência paranaense em regionalização, planejamento e gestão participativa do saneamento básico. 

A missão tem como propósito fortalecer a cooperação técnica e institucional entre Brasil e Japão, promover o intercâmbio de boas práticas e apresentar soluções tecnológicas de ponta voltadas ao saneamento ambiental, drenagem urbana, controle de enchentes e prevenção de desastres naturais. Alinhado ao Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres 2015–2030, aprovado pela ONU, o programa destaca o compromisso global com a resiliência climática, sustentabilidade urbana e governança eficiente dos recursos hídricos.

Referência nacional - 
Durante o encontro, a Secretária Marcia Amorim apresentará o Modelo Paranaense de Governança Microrregional em Saneamento, estruturado a partir da Lei Complementar nº 237/2021, que instituiu as Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário.

O modelo é reconhecido nacionalmente por combinar planejamento regionalizado, autonomia municipal e fortalecimento da participação social, por meio de Colegiados Microrregionais, Conselhos Participativos e Comitês Técnicos que asseguram voz ativa aos municípios na tomada de decisões. Desde sua implantação, o sistema vem possibilitando maior capacidade de investimento, fortalecimento da gestão pública e avanços nas políticas de saneamento, especialmente nos municípios de pequeno porte.

Atuação integrada -
O avanço desse modelo é resultado de uma atuação conjunta entre a Secretaria Geral das Microrregiões e o Paranacidade, que atuam de forma integrada e complementar na consolidação da governança microrregional.

O Paranacidade tem desempenhado um papel relevante ao oferecer apoio técnico contínuo às ações da Secretaria, com participação ativa no planejamento e contratação dos Planos Regionais de Saneamento Básico (PRSBs), bem como na formulação do questionário diagnóstico sobre o saneamento rural, ferramenta essencial para o mapeamento das condições do setor nos municípios.

A presença do Analista Geraldo Luiz Farias, ao lado da Secretária Marcia Amorim, na missão ao Japão, simboliza essa parceria e o compromisso conjunto com o aprimoramento das práticas de planejamento e gestão do saneamento no Estado.

Sustentabilidade e inovação
A experiência paranaense também vem se destacando pela integração entre diferentes órgãos e instituições — como a Agepar, AMP, MAPA, Orcispar, Cispar, Sanepar, IAT, Funasa, SEAB, SESA e SEPL,  que vêm atuando de forma coordenada no desenvolvimento de ações voltadas à universalização do acesso ao saneamento.

No último ano, foi iniciada a discussão com diversos atores que resultou no Questionário sobre saneamento rural que vai gerar, até o fim de novembro, um diagnóstico completo sobre essa questão no Estado. O período também foi marcado pela realização de visitas técnicas a modelos de referência, como o SISAR, e por articulações com o Governo Federal e com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), voltadas ao aprimoramento do planejamento e da regulação dos serviços de saneamento no Estado.

Reconhecimento e cooperação internacional
A presença do Paraná no Benchmarking Internacional Japão 2025 representa um reconhecimento ao protagonismo paranaense no cenário nacional e uma oportunidade estratégica de aprofundar parcerias internacionais além de reforçar o compromisso do Estado com a inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e gestão eficiente de recursos hídricos, e contribuir para que experiências bem-sucedidas em território brasileiro sejam apresentadas a outros países.

A participação da delegação paranaense na comitiva brasileira também fortalece o posicionamento do Estado como referência em governança compartilhada, valorizando a cooperação entre entes federativos e consolidando uma gestão baseada em planejamento, transparência e participação.

Compromisso com o desenvolvimento
A presença da Secretaria Geral das Microrregiões e do Paranacidade na missão reforça o compromisso do Paraná com a sustentabilidade, a eficiência administrativa e a melhoria da qualidade de vida da população.
Com base em uma atuação técnica sólida e cooperativa, o Estado segue avançando na consolidação de um modelo de saneamento eficiente, participativo e integrado, que se destaca pela capacidade de adaptação e pela busca constante por inovação e resultados duradouros.