Paranaenses mostram como constroem cidades inteligentes no Cidade CSC 2025, em São Paulo 23/09/2025 - 20:02

Profissionais do Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado das Cidades – SECID -, estão participando do Cidade Connected Smart Cities 2025, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, de hoje, 23, terça-feira, até 25, quinta-feira. O lema do trabalho apresentado pelos profissionais é “Paraná, Construindo Cidades Inteligentes, Conectadas e Melhores para Todos”.

Interessados em participar da Programação da Cerimônia de Abertura, podem acessar, das 18 às 21 horas, nos Canais da Plataforma CSC – YouTube e Linkedin, o seguinte endereço: https://portal.connectedsmartcities.com.br/2025/09/15/cidade-csc-2025-reune-em-sao-paulo-o-maior-evento-de-cidades-inteligentes-da-america-latina/  

NOS 17 PALCOS - O Vídeo Institucional SECID/Paranacidade será apresentado nos 17 palcos do evento, para um público estimado em 600 convidados, entre autoridades federais, estaduais, municipais, empresários do setor e associações. O diretor de Apoio aos Municípios do Governo do Paraná, Valdomiro Hrysay, participa da Cerimônia de Abertura. Na abertura haverá Premiação aos Municípios Inteligentes, pelo Banco do Brasil e CSC.

Já, na quarta-feira, pela manhã, o analista de Desenvolvimento Institucional do Paranacidade, Evemar Wernick, que também é tecnólogo em Processamento de Dados, com especialização nas áreas de Engenharia de Software, Geoprocessamento e Transporte Urbano Público e faz parte da equipe de Desenvolvimento do Programa ParanaInterativo, que facilita as ações institucionais dos gestores públicos do Paraná.

MEU CAMPINHO - Logo após, será a vez do assessor técnico e Operacional no Paranacidade, o arquiteto e urbanista, autor e gestor do Programa Meu Campinho no Paraná, Hélio Roberto Marzalek Junior. Uma ideia trazida da Alemanha pelo atual governador Ratinho Junior, quando ele era secretário de Estado da Pasta, para dar melhores oportunidades, no contraturno, a crianças e adolescentes no Paraná.

“Meu Campinho é um espaço urbano destinado ao lazer, integração social, requalificação urbanística, cuidados com o meio ambiente e inovação”, enfatiza Marzalek Junior.

MARCO LEGAL - Nas primeiras horas, do período da tarde, será apresentado o Painel sobre Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto para todos, pela secretária geral das Microrregiões de água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná, da Secretaria das Cidades, advogada Márcia Oliveira de Amorim. Ela defende o Marco Legal do Saneamento e ajuda a colocar o Paraná como Referência no País.

Marcia é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (CERH). Com especialização em Direito Criminal, em Letras, Português e Inglês, Marcia contribui para pautas de equidade de gênero e para a gestão responsável de recursos naturais.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Em seguida, será a vez do gerente de Tecnologia da Informação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), engenheiro civil, analista de Sistemas, Especialista em Geotecnologias/Geoprocessamento e mestre em engenharia, Anderson Schamne, discorrer sobre “Inteligência Artificial e Digitalização para o Saneamento”.

Ainda, no período da tarde, o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP, vinculada à SECID), Gilson Jesus dos Santos, proferir palestra sobre “A Construção de Regiões Metropolitanas, com Cidades Inteligentes, Conectadas e Melhores para Todos”. Gilson é formado em Comunicação Social e Pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Planejamento Urbano, pela Faculdade Unyleya.

Gilson foi secretário de gabinete em Prefeituras de Piên, Lapa, Mandirituba e Curitiba, além de assessor na Câmara Federal e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), e, ainda, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Suleste (AMSULEP), do Paraná.

AGENDA 2030 - Na quinta-feira, 25, pela manhã, o analista de Desenvolvimento Municipal, assessor da Superintendência Executiva do Serviço Social Autônomo Paranacidade, o engenheiro florestal Geraldo Luiz Farias, abordará em palestra o tema: “Agenda 2030 – Sensibilização e Acompanhamento das Ações Realizadas e Valores Investidos Vinculados aos ODS e Suas Metas”.

Farias é também gestor de Contratos de Desenvolvimento Regional e coordenador do Grupo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana (GODSNAU), do Paranacidade, além de membro suplente da SECID no Comitê Técnico Público Privado da ESG, do Estado do Paraná. Ele ainda tem especialização em Silvicultura pela UFPR e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do RJ.  

O evento termina na quinta-feira, 25, após cerimônia de premiação a Municípios Inteligentes pelo Banco do Brasil.