Missão técnica no Japão reforça protagonismo do Paraná na gestão microrregional do saneamento 27/10/2025 - 16:07
A participação do Estado do Paraná, representado por servidores e colaboradores da Secretaria das Cidades, no Benchmarking Internacional de Saneamento Ambiental e Controle de Enchentes – Japão 2025, de 11 e 19 de outubro, consolidou o reconhecimento nacional e internacional do modelo paranaense de governança microrregional em saneamento básico.
O evento reuniu autoridades, técnicos e especialistas do Brasil e do Japão, em um espaço de intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras em saneamento, drenagem urbana, controle de enchentes e sustentabilidade ambiental. A missão foi liderada pelo senador Alan Rick e marcou as celebrações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
A Secretária Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, Marcia de Oliveira de Amorim, e o Analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias representaram o Estado e apresentaram o Modelo Paranaense de Regionalização e Governança Microrregional em Saneamento.
Estruturado a partir da Lei Complementar nº 237/2021, uma referência nacional por fortalecer a gestão pública, o modelo promove a integração entre municípios e garante a eficiência administrativa e a transparência na execução das políticas de saneamento.
A comitiva brasileira contou com a presença de autoridades de alto nível, como Senador Alan Rick, chefe da missão oficial brasileira, Eduardo Tavares, Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Nathalia Rezende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Sheila Maria Martins, Presidente do Instituto Ambiental de Santa Catarina, Carolina Ferreira Domingues, Assessoria Jurídica do Instituto Ambiental de Santa Catarina, Clécio Alves, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de Goiás, Paulo Cezar Martins, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de Goiás, Thomaz Miazaki Toledo, Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Lesley Ishii, Proprietária/Administradora da ISHII Consulting, Diego Nicoletti, Diretor de Operações do Grupo SOLVI, Diógenes David de Oliveira, Proprietário/Administrador da Consillium Advisory and Consulting, Walter Plácido, Diretor Executivo da LAVORO Solutions, Monica Fumi, Tradutor/Intérprete da ISHII Consulting.
A missão técnica, promovida pela Lavoro Solutions em parceria com instituições brasileiras e japonesas, destacou o compromisso global com a resiliência climática, a sustentabilidade urbana e a eficiência na gestão dos recursos hídricos, alinhado aos princípios do Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres (ONU 2015–2030).
A participação do Paraná reforçou o diálogo internacional e possibilitou o acesso a tecnologias de ponta aplicadas em cidades-modelo japonesas, que poderão inspirar novas políticas públicas e ações voltadas à segurança hídrica, ao saneamento rural e à gestão ambiental integrada.
O intercâmbio técnico consolida o compromisso do Governo do Paraná com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da gestão pública, ampliando a capacidade do Estado em desenvolver soluções eficazes para o desenvolvimento urbano, ambiental e social.












