Conselheiros realizam a 178ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade 23/04/2025 - 13:20

Foram empossados dois conselheiros natos e um suplente na 178ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade, nesta terça-feira, 22, em Curitiba. Tomaram posse nesta tarde os secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca de Macedo, e o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, além do seu suplente, Domingos Trevisan Filho, completando assim o número de conselheiros natos do Conselho, do qual também fazem parte o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, que preside o Conselho; mais o secretário de Estado chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ambos com participação virtual. “Estou muito honrado em integrar este Conselho”, disse Rafael Greca, discorrendo sobre o histórico da criação do Sistema no BID, tendo, à época, na presidência do Banco Henrique Iglesias e como governador do Paraná, Jaime Lerner.
Nesta terça-feira, com a presença do secretário de Estado das Cidades e também superintendente do Paranacidade e, ainda, membro honorário, Guto Silva, a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, diante dos demais diretores e membros efetivos, apresentou o Relatório de Gestão 2024. Os números de investimentos e as ações foram apreciadas pelos ouvintes e aprovados por todos.
AÇÕES - O diretor de Administração e Finanças, Francisco dos Santos apresentou o Relatório Operacional. O diretor de Operações Municipais, Albari de Medeiros, mostrou aos conselheiros os números em apoio, análises e Assistência Jurídica aos Municípios do Paraná. Os Aspectos Orçamentários, Contábeis e Financeiros foram mostrados pelo coordenador Financeiro, Fábio Miguel.  Também foram apresentados os resultados obtidos nas ações do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano - FDU. “As ações do Paranacidade contribuem para o desenvolvimento técnico, econômico e urbanístico dos Municípios do Paraná. Além disso, há análises, supervisão e acompanhamento de obras e recebimento de bens, elaborando medições e pareceres técnicos de Projetos realizados “, explanou Camila.
Entre os benefícios, ações e obras estão Barracões Industriais, Centros Culturais, Pavimentação de Vias Urbanas, Capelas Mortuárias, Abrigos de Parada de ônibus, Arenas Multi Uso, Drenagens Urbanas, Equipamentos para Parques Infantis, Equipamentos Rodoviários, Espaços de Lazer, Ginásios de Esportes, centenas de Meu Campinho, Escolas Municipais, Parques e Áreas Verdes, Postos de Saúde, Sistema Solar Fotovoltaicos, Teatros Municipais, Terminais Rodoviários Urbanos, Veículos para diferentes serviços e outros. “São ações que tornam o Paranacidade modelo de trabalho para ser mostrado pelos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já oferece avaliação externa do Programa Paraná Urbano III, já caminhando para o IV”, destacou Guto Silva. 
Todos os Relatórios têm parecer técnico emitido pela empresa de Auditoria Melo & Melo Auditores Independentes, como exige a Lei. E foram aprovados por todos os conselheiros. O documento segue, agora, com cópias para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e para o Tribunal de Contas do Paraná (TCP).
Participaram da 178ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade, também os representantes da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Ari Bittencourt; do Instituto de Arquitetos do Brasil, Mario Barbosa da Silva; da Federação das Indústrias do Paraná, Virgílio Moreira Filho; do Instituto de Engenharia do Paraná, Rafael Pussoli; da Associação dos Municípios do Paraná, Edmar Pereira dos Santos; o diretor de Operações Estaduais do Paranacidade, Hélio Deitos; a controladora do Paranacidade, Thais Ortega dos Santos; e a secretária do Conselho, Vera Morais Ferreira.