Estado garante participação da sociedade nas decisões prioritárias

27/09/2019
O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, falou nesta quarta-feira no Fórum “Regiões Metropolitanas do Paraná”, no Auditório do Simepar, em Curitiba, sobre o trabalho realizado no Estado e as perspectivas do Planejamento Regional Integrado. O secretário destacou a intenção do governador Carlos Massa Ratinho Junior de contar com a participação da sociedade nas decisões do Paraná. Ortega e o analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo, geógrafo Carlos Storer, responderam a diversas perguntas relacionadas ao tema. Também foram tratados assuntos como as oito regiões metropolitanas do Paraná, o fortalecimento do Conselho Estadual das Cidades e a atuação em regiões conhecidas como bolsões de pobreza, onde existe uma carência maior de apoio para desenvolvimento. Ortega afirmou que o objetivo da secretaria é atuar como braço parceiro do Estado nos municípios. // SONORA JOÃO ORTEGA // Um dos representantes do Pró Metrópole, Alexandre Schlegel, enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria e deu exemplos como o de que o Vale da Ribeira está incluído nas ações ao ponto de a Região fornecer produtos para a merenda escolar, entre outros fatores positivos. Ele destacou a atuação do Pró Metrópole no apoio às cidades. // SONORA ALEXANDRE SCHLEGEL // O desenvolvimento das regiões metropolitanas foi um dos temas do encontro. De acordo com o secretário Ortega, estudos indicam que das oito regiões criadas no Paraná apenas quatro, as de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, têm municípios que apresentam as chamadas funções públicas de interesse comum e que, por isso, recebem o apoio do Governo do Estado para a manutenção do status de regiões metropolitanas. Os municípios que deixarem de pertencer a uma Região Metropolitana passarão a compor outros formatos, como a Aglomeração Urbana ou as Microrregiões, sendo o mais importante a existência de planos de desenvolvimento integrados. Para viabilizar essa proposta, o secretário destacou que o Programa Paraná Urbano garantiu recursos às obras que atenderam e atendem as principais demandas dos municípios. (Repórter: Rodrigo Arend)